Segunda Lei de Mendel Também ou Lei da segregação independente dos genes

Dezembro 14, 2009 at 11:11 pm (Uncategorized)

Mendel nas suas experiências também cruzou plantas que diferiam em relação a dois pares de alelos. Neste cruzamento, que tinha como objectivo esclarecer a relação de diferentes pares de alelos, ele cruzou plantas que possuíam sementes amarelas e lisas com plantas que possuíam sementes verdes e rugosas. A geração F1 resultante entre o cruzamento dos progenitores homozigóticos é formada por híbridos (heterozigóticos) para dois pares de genes. A geração F1 (GgWw) é formada por diíbridos e, por extensão, o cruzamento GGWW x ggww é um cruzamento diíbrido. Sabia-se, graças a experiências anteriores, que os alelos que determinavam sementes amarelas e lisas eram dominantes e sobre seus respectivos alelos, que produziam sementes verdes e rugosas. Assim, considerando dois deles tinham-se as informações:

Caráter cor dos cotilédones

Já tinha sido observado que o padrão amarelo (V_) apresentava dominância sobre o padrão verde (vv)

Carácter aspecto da casca da semente

Neste caso, já se observa que o padrão de casca lisa (R_) era dominante sobre o tipo casca rugosa ( rr)

O estudo

Os cruzamentos foram realizados no mesmo esquema da elaboração da primeira lei. A geração parental (P) utilizava duas plantas homozigóticas para as características estudadas, assim uma duplo-dominante (AA) era cruzada com um duplo-recessiva (aa). Desse cruzamento surgiu um híbrido heterozigótico (Aa). Mendel seleccionou dois caracteres das sete estudadas na primeira lei para comparação, ervilhas amarelas(AA) e lisas(BB)(duplo-dominante) e ervilhas verdes(aa) e rugosas(bb)(duplo-recessiva).No primeiro cruzamento (F1) todas as ervilhas obtidas eram amarelas(Aa) e lisas(Bb). Na segunda geração(F2) foram obtidas ervilhas amarelas(A_) e lisas(B_), amarelas(A_) e rugosas(bb),verdes(aa) e lisas(B_) e verdes(aa)e rugosas(bb), Na proporção, respectivamente, 9:3:3:1 (P)AA/aa + BB/bb (F1)AAxaa=Aa BBxbb=Bb (F2)AaxAa=AA/Aa/Aa/aa BbxBb=BB/Bb/Bb/bb

Cruzamentos possíveis de todos os gâmetas obtidos

Gâmetas             AB          Ab          aB           ab

AB          AABB    AABb    AaBB     AaBb

Ab          AABb    AAbb    AaBb     Aabb

aB           AaBB     AaBb     aaBB      aaBb

ab           AaBb     Aabb     aaBb      aabb

A_: Dominante(cor Amarela). B_: Dominante(forma Lisa). aa: Recessivo(cor Verde). bb: Recessivo(forma Rugosa).

Assim na geração F2 constata-se a existência de quatro fenótipos distintos, sendo dois idênticos da geração parental (A_B_) e dois novos(A_bb e aaB_). Todos os resultados confirmaram que os genes de cada carácter passavam de forma independente dos demais, ou seja, o fenótipo dominante – amarelo – não era transmitido obrigatoriamente com o fenótipo dominante – liso, o mesmo ocorreu com a transmissão dos fenótipos recessivos – verde e rugoso – para os descendentes.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: