Sistema Reprodutor Masculino

Outubro 5, 2009 at 1:40 am (Uncategorized)

Sistema Reprodutor Masculnio

Sistema Reprodutor Masculino

 

O aparelho reprodutor masculino está interligado com o sistema urinário, visto que usam o mesmo meio de transporte para o exterior. O esperma, o qual contem os espermatozóides (a célula haploide do homem que se vai juntar com o óvulo para ocorrer fecundação), passa pelo canal deferente (assim como a urina), pela uretra e assim é expelida.

É nos testículos que são formados os espermatozóides. Estes estão posteriormente ligados ao epidídimo, onde os espermatozóides são armazenados. A prostata serve de controlo á passagem de urina e esperma, assegurando que os dois líquidos nunca se cruzem. Para além disse, liberta um líquido que serve não só de meio para os espermatozóides se movimentarem, como também para combater o pH ácido da vagina da mulher. A glândula de cowper tem como função a limpeza do canal deferente e uretra para baixar a acidez do canal, para os espermatozóides não morrerem a meio da viagem. A vesícula seminal serve para produzir um líquido que é rico em frutose para alimentar os espermatozóides.

 

Processo de formação dos espermatozóides

O processo de formação dos espermatozóides começa na puberdade e continua durante toda a vida, apesar de ir decrescendo a partir dos 50 anos.

Os espermatozóides são formados por cabeça (onde se encontra o núcleo que contém informação genética), corpo intermédio (onde se encontram mitocôndrias que fornecem energia á célula para se poder movimentar) e uma cauda que lhes permitem a sua locomoção em direcção ao óvulo. O seu desenvolvimento, até ao estado de maturação, dura cerca de 65 dias.

Os espermatozóides são formados dentro dos testículos nos chamados tubos seminíferos. Aí existem as células de sertoli que vão ajudar á formação deles.

Dentro dos tubos seminíferos, as células que estão mais no centro são as que estão mais desenvolvidas.

As células de sertoli encontram-se rodeadas por células diploides (46 cromossomas), as espermatogónias. Estas sofrem mitoses sucessivas (fase de multiplicação)

De seguida, essas células começam a aumentar de volume (embora de forma quase imperceptível), passando-se a chamar de espermatócito I. Esta fase tem o nome de fase de crescimento. 

De seguida, os espermatócitos I sofrem meiose: na primeira divisão, formam-se células haplóides, os espermatócitos II; no final da segunda divisão formam-se quatro células haplóides, os espermatídios (um só cromossoma com um só cromatídio). Esta é a fase de maturação.

Por fim dá-se a fase da diferenciação, onde a célula haplóide é especializada: perde grande parte de citoplasma e os centríolos vão para lados opostos á célula, formando a parte intermédia e cauda. Nesta fase, estas células passam a denominar-se de espermatozóides.

 

Controlo hormonal

A testosterona (hormona sexual masculina) é responsável pelo desenvolvimento dos órgãos genitais e assegura o desenvolvimento e a manutenção dos caracteres sexuais secundários.

 

Como é formada a testosterona?

Tudo começa no hipotálamo onde este produz GnRH. Esta hormona faz com a hipófise produza duas hormonas: a FSH e a LH.

  • A FSH actua nas células de sertoli, activando indirectamente a espermatogénese (fase das divisões mitóticas sucessivas das espermatogónias).
  • A LH actua nas células de leydig (que são encontradas nos testículos), estimulando a produção de testosterona.

Com o aumento da taxa de testosterona no sangue, a secreção de GnRH passa a ser “controlada”, através de retroacção negativa.

2 comentários

  1. Claudio Lucas said,

    Bonita explica;ao gostei

  2. zaira said,

    Os encinamentos estão muito bom.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: